quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As expecativas femininas

Hoje em uma conversa na casa dos meus pais, comecei a perceber como é a nossa exigência em relação aos homens... Acho que é por causa disso que estou solteira, ou fiquei solteira! Como quiser achar...rsrssr

Nesta conversa, discutíamos a maneira como alguns homens da familia enxergavam a vida. E comecei a perceber que o príncipe encantado ainda rodava o inconsciente das pessoas que ali conversavam. E olha, que todas as envolvidas no papo, já estão com mais de 40 anos....

Elogiávamos os homens que ajudavam nas coisas da casa, e com forte papel na educação rotineira dos filhos e também, a forma carinhosa como eles lidavam com suas esposas e com que disponibilidade auxiliavam a familia.

Elogiávamos também, os homens que tinham uma postura mais dura e ao mesmo tempo distante e pouco disponivel para o mundo feminino e com as tarefas da casa. Tínhamos orgulho desta busca pelo dinheiro e pela forma "machista"de atuar no mundo.

Quando percebo nós estávamos insatisfeitas e reclamando dos homens... Será que isso é uma boa opção? Eu acho que não... Afinal eles são pessoas que são do jeito são. E nós estamos presas no nosso referencial do príncipe, que é irreal . Isso faz com que a gente esteja sempre com a sensação de falta e sempre esperando mais...

Ao jogar em um homem o papel de príncipe , caímos na mesma cobrança que sentimos por termos que ser cinderela ou Barbie e ainda boas profissionais e ótimas donas de casa.

Xiii, começamos um processo de insatisfação total!!!! Não acredito que este seja o caminho mais tranquilo para trilharmos em um relacionamento..

Acredito que eu preciso junto com a minha família , olhar estes homens pela sua integridade, como seres humanos e esquecer a história das lacunas existentes, e também, desistir de compará-los com um modelo irreal , como do príncipe encantado... Reconstruir essa imagem, não será um tarefa fácil!!!!

Vocês imaginam o desafio que será!!! Só tenho certeza que terei que mudar isso em mim e aceitar se as restantes mulheres que pertenciam a esta conversa, escolham se querem ou não construir esta nova perspectiva...

Vamos aguardar e torcer!!!!!

8 comentários:

  1. Muito bacana essa reflexao sobre o nosso posicionamento como mulher, essa talvez seja a grande questao e nao necessariamente o homem.

    Sempre esperamos muito do outro, mas será que oferecemos o nosso melhor? Bom, talvez uma mesa de bar poderia nos ajudar a pensar melhor.

    Adorei, nao sabia que vc era ou está
    " filósofa". Nada como o tempo para a gente aprender a conhecer e entender melhor os outros.

    bjs
    Cinthya DM

    ResponderExcluir
  2. Ci,
    Agora vcs irão conhecer a minha versão 4.0
    Sabe que até eu estou me surpreendendo comigo. Tá divertido!!!

    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Gloriosa Jô Magliocca que me ensinou desde o início que não existiam os príncipes encantados. Agora, a missão é me desvincular da missão da princesa perfeita.

    Ahhhh nós humanos! Vou citar Nelson Rodrigues apesar do meu feminismo:

    "Se o homem soubesse amar não elevaria a voz nunca, jamais discutiria, jamais faria sofrer. Mas ele ainda não aprendeu nada. Dir-se-ia que cada amor é o primeiro e que os amorosos dos nossos dias são tão ingênuos, inexperientes, ineptos, como Adão e Eva. Ninguém, absolutamente, sabe amar. Amigos, o amor é um eterno recomeçar. Cada novo amor é como se fosse o primeiro e o último. E é por isso que o homem há de sofrer sempre até o fim do mundo - porque sempre há de amar errado."

    Beijos,

    Renatinha

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que é um homem perfeito? um ser humano perfeito, e isso, ninguém é. Antes de querer a perfeição, temos q encarar nossas imperfeições. Sou casada há 19 anos. 2x com o mesmo cara..rss da primeira, não quis me casar na igreja pq não sabia se ia dar certo e não queria jurar perante Deus aquelas coisas todas. Da segunda, foi por amor. Por amor a uma amiga, hoje totalizando 37 anos de amizade. Era para ser madrinha de batismo do filho, já q ela se tornou católica, mas casou na Batista. Nesses 19 anos, muitos problemas, mas posso assegurar: amor tem muitas faces. Basta a gente aceitar todas elas. Caso não dê, se adaptar a elas. Eu tenho enjoo vendo filme de amor, beijos romanticos, etc. não acredito nisso. e olha q já rendeu muita briga essa minha posição. Acredito na amizade, na convivência, na paixão, no tesão, na paciencia. E qto a amigos, tenho várias. De muitos anos. E conhecer pessoas, todas são bem vindas! são experiências! são reflexões! são comparações e exemplos! pergunto tudo na cara dura e o máximo q pode acontecer é passar por excêntrica! e ainda bem, me aceitam assim!

    ResponderExcluir
  5. Paula, vim xeretar por essas bandas. Que coisa boa de se ver e ler...

    Adorei tropeçar contigo aqui na blogosfera, voltarei mais vezes para compartilhar os anseios dos meus vinte e pouco com a leveza dos seus quarenta. Ah, são tantos os medos, os desejos, as curiosidades e expectativas que nos separam.
    Sinto que esse seu cantinho irá trazer bons caminhos para essa travessia.

    Bjokas..
    Tey

    ResponderExcluir
  6. Paulinha
    Acho que estou bem escolada para dar minha opinião a respeito dos homens, pois após 27 anos de convivência , exclusiva dedicação, compreensão e companheirismo......o Príncipe encantado tirou a máscara.

    ResponderExcluir
  7. Ana,

    Isso só vem reforçar a idéia de que as expecativas estão demais para um simples ser humano... Todo mundo é sapo, tantos homens quantos as mulheres...

    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  8. Aprendi que a melhor forma de conviver é: respeitar a individualidade e não esperar que o outro faça aquilo que você faria,as pessoas não são iguais; é não criar expectativas em relação ao outro.
    É ser feliz e permitir que o outro compartilhe sua felicidade, e nunca entregar sua felicidade na mão do outro, seja quem for, pois é aí que você se machuca.
    bjs
    Stella

    ResponderExcluir