sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Relacionamentos

Quando pensamos neste tema, o que aparece em nossa mente em um primeiro instante é o relacionamento afetivo, amoroso e até mesmo sexual, existente entre um casal. Para mim, hoje aos 40 anos, noto que o contexto dos relacionamentos são bem mais amplos do que somente esta forma de se relacionar.

Minha mãe sempre dizia: "É fácil viver e o difícil é conviver". Esta frase é tão verdadeira que poderíamos citar vários autores que se destinam a escrever livros e mais livros sobre este tema, mas vou me limitar a escrever sobre as minhas percepções e pensamentos referentes sobre este tema.

Para mim se relacionar é estar do lado de alguém e manter algum tipo de contato com esta pessoa.. Seja um olhar, uma palavra, um gesto.. Se fosse só isso, tudo estaria mais fácil, não é! rsrsrsrs

Vamos lá! Acho uma delícia quando encontro uma pessoa, que me entende pelo olhar. Que eu nem precise me esforçar para falar, que a pessoa automaticamente entendi o que eu quero dizer só através da percepção e do olhar, dá a sensação de conhecermos esta pessoa há décadas...

Outro tipo de relacionamento que é uma maravilha, é quando a gente sente segurança e paz em estar ao lado da pessoa, sente uma energia tão complementar que tranquiliza a alma e não te causa fadiga. Sabe quando a gente viaja de carro com alguém e pode dormir e acordar umas 20 vezes, e é uma delícia acordar e ver aquela pessoa ali. Algo semelhante a uma criança que acorda ao lado da mãe.

E o mais gostoso de todos, é quando a gente encontra um monte de gente que se diverte com o simples fato de estar junto. Pessoas com bom humor, e que conseguem deixar você feliz e tranquila com um único olhar e com brincadeiras saudáveis...

Não sei, mas para mim, sentir tudo isso é muito mais importante do que exercer os referenciais de comportamento que sociedade determina como adequado aos tipos de relacionamentos em que vivemos. Muitas vezes, a gente esquece do prazer de estar com as pessoas, de estar junto independento do papel.

Muitas vezes, nos limitamos a ficar presos em esteriótipos, expectativas e padrões ou até mesmo em frustrações,que nos levam a não aproveitar o melhor da relação e sim ao pior que ela pode nos oferecer.

Pode até parecer livro de auto-ajuda, mas como não tenho muita paciência em me relacionar com pessoas chatas e padronizadas, tento ao máximo encontrar em cada pessoa que me relaciono, algo que considero interessante e intrigante, assim consigo com mais facilidade reconhecer e aceitá-lo e consequentemente acabo me aceitando.


Obrigada por conviverem comigo.

2 comentários:

  1. Adorei sua lógica sobre o relacionamento, pois relamente não vale a pena ficar fatigada com a presença do outro.
    Beijos Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Paulita!!

    Me encantó tu disertación sobre las relaciones humanas, particularmente creo que es muy importante relacionarse con los demás , siempre te aporta algo,y hasta de las malas personas muchas veces aprendemos, justamente aprendemos a identificar el bien del mal.Es muy bueno estar siempre en presencia de buena compañia, ya sean amigos, la pareja, familiares, compañeros de trabajo o simplemente aquella persona a la que le damos los buenosdías en la parada del omnubus y le preguntamos si ya pasó. Ahora , estar al lado de personas pesadas, amargadas, cascarrabias y del mal humor,!!!NINGUEM MERECE!!

    Besotes, Rey

    ResponderExcluir