quarta-feira, 27 de abril de 2011

7º Momento – Tem sempre alguém querendo tirar vantagem ..

É muito interessante quando você está fora do país e começa a perceber os hábitos das outras pessoas e o porquê de termos algum tipo de fama. O mais incrível de tudo isso, não são os nossos estigmas, mas sim que há gente de todo o jeito em todos os lugares.


Tínhamos em nossa excursão a Turquia, algumas velhinhas e velhinhos que tinham saúde de sobra. Nenhum deles estava com alguma lesão visível ou tinha uma deficiência para entender ou para andar, todos estavam bem saudáveis. Mas porque então, sempre furavam as filas? Sempre se colocavam na frente das pessoas, como se não existisse grupo? Sempre puxavam conversa com alguém que estava em um bom lugar na fila? E isso não tinha nada haver com nacionalidade e sim falta de educação.



Aqui em Paris é a mesma coisa. Não importa a nacionalidade há sempre alguém querendo tirar a vantagem do outro. Ontem eu estava passando no metro e um cara grudou-se em mim para passar na catraca e entrar sem pagar. Sou estrangeira, não sei se posso ou não brigar com ele, eu simplesmente, o deixei passar.. Não vou arrumar briga em outro mundo.



Fico pensando que durante anos nós brasileiros, fomos estigmatizados por vários pré-julgamentos, como por exemplo, a Lei de “Gerson” – Querer tirar a vantagem de tudo. E por pertencer ao 3º mundo e isso é sinal falta de educação. Como tudo isso é relativo!!! O que ser sem educação: furar a fila! Não pesar a mala! Passar na catraca sem pagar!



Educação é algo que se adquire com a família, em casa, com algumas frases que a gente nunca esquece, tais como:

• Lave as mãos antes de comer!

• Escove os dentes!

• “O seu limite termina onde começa do outro”

• Todas as pessoas precisam ser respeitadas, não importa a cor, o dinheiro e a nacionalidade.

• A verdade é sempre o melhor caminho. A mentira tem pernas curtas

• Não coma todo o bolo, tem mais gente para comer.

São estas frases que escutamos em toda a nossa infância que faz com a gente perceba que existe o outro, que não estamos sozinhos no mundo, e nem que o mundo foi feito só para nós.

É isso que faz com que a gente descubra que não somos o “Umbigo do mundo”. Há sempre alguém ao nosso lado, esperando numa fila, querendo ver o monumento ou pagando pelos seus excessos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário