quinta-feira, 28 de abril de 2011

8º Momento – Hábitos

Uma das coisas que eu mais gosto de ver quando estou viajando são os hábitos das pessoas. Como cada país, ou cada povo cria um hábito diferente para realizar as coisas mais cotidianas da vida. Como o hábito do café ou do chá...

Brasil – Temos o cafezinho, que é forte e encorpado, servido em pequenas doses e em xícaras pequenas.

USA – Tomam café, porém é fraco e parece um chá, servido sempre em doses grandes. Geralmente, as pessoas andam tomando este café na rua.

Argentina – Eles têm o mate, que é um chá servido em cumbuca, ou melhor, o chimarrão. É algo que as pessoas dividem sem problema algum.

Turquia – Eles têm um chazinho que é servido em um copinho pequeno (bem bonitinho!), que em todos os lugares servem isso.. Igual ao nosso cafezinho...

Inglaterra – O chá inglês, servido em todos os lugares.

França – Aqui tem tanto turista que não dá para saber o hábito... rsrsr

Não é interessante! O ser humano necessita de uma parada durante o seu dia e geralmente faz com algum tipo de bebida quente, chá ou café, só que cada cultura estabelece um ritual diferente... É muito difícil você conseguir levar um ritual de uma cultura para outra. Quem nunca comprou no Starbucks uma garrafinha para tomar café ou algo parecido e quando chega aqui no Brasil não usa. Acredito que esse tipo de atitude está muito ligado a necessidade de socialização e pertencer a algo, de fazer parte.

O que eu acho mais legal de tudo isso é poder tentar entender os porquês das formas de criação de hábitos. O americano toma café andando para se esquentar ou porque está com pressa? Porque a gente aprendeu a gostar de um café super forte? Porque na Turquia eles usam uma tacinha de vidro que queima os dedos? Porque na Argentina as pessoas gostam de tomar o chimarrão todos juntos, no mesmo canudo?

Adoraria saber mais sobre isso, mas isso com certeza é conversa de bar.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário